O que mudou no Facebook

O Que Mudou no Facebook para Usuários e Anunciantes

Qualquer um que usa o Facebook é capaz de notar que ele já não é mais o mesmo: poucas publicações do universo de amigos são exibidas, muita notícia patrocinada, postagens repetidas, a linha do tempo já não mostra tudo da mesma forma, etc. Se você achou que as coisas ficariam sempre iguais, lembre-se que não existe indústria mais dinâmica que a digital, e saber o que mudou no Facebook é apenas um exemplo.

Além das justificativas clássicas do Facebook, de querer oferecer conteúdo de qualidade, que agora está desenhado para trazer as pessoas de volta e que pretende eliminar spams, logicamente se esconde um objetivo maior: arrecadar mais com a venda de publicidade.

O responsável por tudo isso é chamado algoritmo – termo já bem conhecido pelos profissionais de marketing digital, popularizado pelo Google. Contudo, cada algoritmo tem sua forma de privilegiar o que a plataforma tem interesse em exibir.

Porque os resultados do Facebook estão piores

Por trás desse novo algoritmo do Facebook estão alguns princípios bem diferentes, como:

  • Exibição mais seletiva (pouco dos amigos é mostrado);
  • Exibições não mais baseadas na linha do tempo (cronológica) das postagens;
  • Pesos diferentes para cada tipo de postagem (texto, imagens, vídeos ou transmissões ao vivo);
  • Algoritmo privilegiando o formato de transmissão ao vivo;
  • Ampliação do alcance conforme as pessoas reagem à publicação (like, love, click ou compartilhamento).

 

Impacto nos negócios

O impacto para os usuários tem sido o que muitos classificam como algo sem graça, repetitivo e cheio de propagandas. Mas vejamos aqui como isso afeta os profissionais de marketing, interessados em na plataforma como forma de crescer seus negócios.

Para o pessoal envolvido com marketing digital e redes sociais, muitos já devem estar se deparando com situações que espelham a dificuldade de crescimento do negócio, como:

  • Menor alcance das publicações orgânicas
  • Menor visibilidade
  • Menor tráfego
  • Menor geração de leads
  • Menores vendas

Curioso é que em pesquisas recentes apontam que os profissionais de marketing acham o Facebook a principal plataforma digital. Em 2016, 55% dos entrevistados declararam ser esse o principal canal, contra um crescimento para 62% em 2017!

Paralelo a isso, só 6% das empresas que tinha uma página no Facebook anunciavam; daí a razão da criação desse novo algoritmo como forma de privilegiar o alcance das publicações pagas.

Nesse novo cenário, o Facebook Adds – plataforma de anúncios pagos – ganhou importância à medida que o desempenho das publicações orgânicas (sem serem patrocinadas) tem caído.

Sempre é bom lembrar

Diante dessa realidade, vale ressaltar algo que costumamos enfatizar:

  • Seja dono de seu conteúdo; o primeiro e melhor lugar para exibi-lo é sempre o seu próprio site, capaz de exibir seus blogs ou vídeos do jeito que você deseja.
  • Pessoas compartilhando conteúdo quebram o algoritmo. A principal vantagem das redes sociais é permitir o livre compartilhamento entre seus membros. Hoje há 566 milhões de imagens compartilhadas diariamente pelo Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger.
  • Sua liderança e notoriedade pode (e devem) serem conquistadas pelo conteúdo de qualidade que tem a oferecer. Só a qualidade de seu conteúdo o tornará indispensável.
  • A grande frequência das publicações não é mais a resposta. Publicar 7 ou 8 vezes na semana no Facebook não o fará ter melhores resultados.

Talvez estejamos presetes a ver o surgimento de uma nova rede social, com as características originais que fizeram do Facebook algo tão popular; mas isso é assunto para uma próxima publicação.

Quer saber mais sobre redes sociais e como usar cada plataforma de forma eficiente? É só falar conosco.

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