O Que Mudou no Facebook para Usuários e Anunciantes
Qualquer um que usa o Facebook é capaz de notar que ele já não é mais o mesmo: poucas publicações do universo de amigos são exibidas, muita notícia patrocinada, postagens repetidas, a linha do tempo já não mostra tudo da mesma forma, etc. Se você achou que as coisas ficariam sempre iguais, lembre-se que não existe indústria mais dinâmica que a digital, e saber o que mudou no Facebook é apenas um exemplo.
Além das justificativas clássicas do Facebook, de querer oferecer conteúdo de qualidade, que agora está desenhado para trazer as pessoas de volta e que pretende eliminar spams, logicamente se esconde um objetivo maior: arrecadar mais com a venda de publicidade.
O responsável por tudo isso é chamado algoritmo – termo já bem conhecido pelos profissionais de marketing digital, popularizado pelo Google. Contudo, cada algoritmo tem sua forma de privilegiar o que a plataforma tem interesse em exibir.
Porque os resultados do Facebook estão piores
Por trás desse novo algoritmo do Facebook estão alguns princípios bem diferentes, como:
- Exibição mais seletiva (pouco dos amigos é mostrado);
- Exibições não mais baseadas na linha do tempo (cronológica) das postagens;
- Pesos diferentes para cada tipo de postagem (texto, imagens, vídeos ou transmissões ao vivo);
- Algoritmo privilegiando o formato de transmissão ao vivo;
- Ampliação do alcance conforme as pessoas reagem à publicação (like, love, click ou compartilhamento).
Impacto nos negócios
O impacto para os usuários tem sido o que muitos classificam como algo sem graça, repetitivo e cheio de propagandas. Mas vejamos aqui como isso afeta os profissionais de marketing, interessados em na plataforma como forma de crescer seus negócios.
Para o pessoal envolvido com marketing digital e redes sociais, muitos já devem estar se deparando com situações que espelham a dificuldade de crescimento do negócio, como:
- Menor alcance das publicações orgânicas
- Menor visibilidade
- Menor tráfego
- Menor geração de leads
- Menores vendas
Curioso é que em pesquisas recentes apontam que os profissionais de marketing acham o Facebook a principal plataforma digital. Em 2016, 55% dos entrevistados declararam ser esse o principal canal, contra um crescimento para 62% em 2017!
Paralelo a isso, só 6% das empresas que tinha uma página no Facebook anunciavam; daí a razão da criação desse novo algoritmo como forma de privilegiar o alcance das publicações pagas.
Nesse novo cenário, o Facebook Adds – plataforma de anúncios pagos – ganhou importância à medida que o desempenho das publicações orgânicas (sem serem patrocinadas) tem caído.
Sempre é bom lembrar
Diante dessa realidade, vale ressaltar algo que costumamos enfatizar:
- Seja dono de seu conteúdo; o primeiro e melhor lugar para exibi-lo é sempre o seu próprio site, capaz de exibir seus blogs ou vídeos do jeito que você deseja.
- Pessoas compartilhando conteúdo quebram o algoritmo. A principal vantagem das redes sociais é permitir o livre compartilhamento entre seus membros. Hoje há 566 milhões de imagens compartilhadas diariamente pelo Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger.
- Sua liderança e notoriedade pode (e devem) serem conquistadas pelo conteúdo de qualidade que tem a oferecer. Só a qualidade de seu conteúdo o tornará indispensável.
- A grande frequência das publicações não é mais a resposta. Publicar 7 ou 8 vezes na semana no Facebook não o fará ter melhores resultados.
Talvez estejamos presetes a ver o surgimento de uma nova rede social, com as características originais que fizeram do Facebook algo tão popular; mas isso é assunto para uma próxima publicação.
Quer saber mais sobre redes sociais e como usar cada plataforma de forma eficiente? É só falar conosco.