Otimização de CRO: O Que É e Como Fazer?

Otimização de CRO: O Que É e Como Fazer?

Mesmo com todas as práticas de marketing digital que você faz para a sua empresa, percebe que a conversão de um visitante para lead acontece, na grande maioria das vezes, diretamente nas páginas do seu site? Então você está precisando aplicar as técnicas de  otimização de conversão (CRO) para converter ainda mais usuários.

Veja no artigo o que é e como fazer essa estratégia baseada nos elementos do seu website! 

Afinal, o que é otimização de CRO?

A palavra CRO é uma abreviação do inglês, Conversation Rate Optimization, mas se preferir, em português, chamamos de Otimização da Taxa de Conversão. Para entender o que é e como funciona essa técnica, primeiro, é necessário saber o que é a taxa de conversão.

Essa métrica é utilizada para mensurar os resultados de conversão de um website. Por exemplo, se deseja analisar quantos visitantes se converteram em leads (potenciais clientes) no último mês é só fazer a conta:

  • número de leads / número de visitantes x 100

O resultado é a taxa de conversão em porcentagem. Fácil, né? Esses dados podem ser retirados diretamente do Google Analytics e o seu número encontrado é essencial para mensurar os resultados de campanhas, estratégias Automação de Marketing, Inbound e vendas. 

A ideia da otimização de CRO é, como o próprio nome já diz, otimizar o resultados dessa métrica que falamos acima. E como fazer isso? Basicamente, por meio de testes! 

O que são testes para CRO? 

Você já ouviu dizer que em campanhas de mídia, é usado mais de um anúncio para analisar qual converte mais? Isso é feito para entender, principalmente, que tipo de anúncio digital mais atrai um leitor.

Nessas campanhas, um profissional pode testar fotos, textos, CTA, entre outros elementos diferentes. É o que chamamos no marketing digital de teste A/B.  

Na otimização de CRO não é diferente. Será que existe uma fonte de letra ou até mesmo uma frase que chama mais a atenção dos seus visitantes? Não importa como e qual elemento você vai testar, tenha em mente que o seu objetivo final sempre será um: aumentar as vendas!

Como aplicar CRO na sua empresa?

Agora que você entendeu que será necessário realizar testes, deve estar se perguntando como fazê-los. É importante saber, antes de começar, que eles devem ser aplicados de acordo com os resultados coletados e não do seu achismo ou intuição, por exemplo. 

O marketing digital trabalha com números concretos, por isso, experimente conhecer melhor o seu público-alvo e os visitantes que andam entrando na sua página. Você pode fazer isso diretamente no Analytics, mas, se preferir, faça pesquisas com seus atuais clientes. 

Pergunte-os sobre o seu produto, o que eles acham do processo de venda, do site em geral, entre outras questões. Certamente as respostas te darão uma base do que seguir nos testes A/B. Mande as perguntas via e-mail ou deixe um formulário no próprio site. 

Feito isso, chegou a hora de colocar em prática as suas ações. Tente testar agora com os seus visitantes essas quatro dicas:

  • landing pages: escreva títulos atrativos, use palavras que aproximem o leitor, como “você”, faço uso de gatilhos mentais, como o de escassez e o de urgência, mas, sobretudo, seja claro e objetivo na mensagem;
  • chatbots: tenha alguém — robotizado ou não — ajudando os visitantes em dúvidas durante o processo de compra. Essa ação faz toda a diferença na decisão final do consumidor;
  • remarketing: relembre o visitante que ele precisa do produto que viu no seu site, mesmo que já esteja em outra página. Seja qual foi o motivo que ele não aderiu à compra, faça-o voltar usando a técnica de remarketing;
  • blog posts: já parou para pensar por que determinados artigos são mais acessados no seu blog? Não é à toa! Tente aplicar CTAs apropriados ao tema para conseguir aumentar ainda mais a taxa de conversão.

Agora você já sabe como funciona a otimização de CRO, está apto para aplicá-la. Gostou das dicas? Teste e teste novamente no seu site! Se não souber como fazê-lo, fale com a WSI B2U.

 

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