Mais do que nunca, os consumidores consultam avaliações e classificações online antes de decidir onde vão gastar seu dinheiro, porque confiam nas avaliações online.
Além disso, 97% dos compradores que leem as avaliações on-line de outros consumidores também lêem as respostas da empresa, o que significa que não responder ou reconhecer as avaliações é uma prática muito ruim.
A reputação online do seu negócio pode ser seu maior ativo se bem administrada e, se não for, também pode ser sua pior responsabilidade. Como consequência, o monitoramento da reputação e o gerenciamento da reputação são essenciais para construir confiança e credibilidade em torno de sua marca – impactando diretamente suas receitas.
Conheça as 3 etapas de monitoramento e gerenciamento de reputação online:
- Configure sua plataforma de monitoramento;
- Colete dados;
- Faça a gestão da reputação online.
Agora, confira formas de gerenciar a reputação do seu negócio:
- Rastreie menções de sua marca, serviço ou produto em redes sociais abertas, blogs, sites de microblog, sites de notícias e fóruns. Chamamos essa atividade de escuta social;
- Monitore avaliações usando sites de avaliação específicos, como Google, Yelp, TripAdvisor entre outros;
- Monitore os resultados de pesquisa e verifique as referências ao seu negócio. Para gerenciar sua reputação no Google, você precisa de uma boa estratégia de SEO.
Quais ferramentas monitoram a reputação online?
Teoricamente, você pode pesquisar manualmente o nome do seu negócio no Google ou em redes sociais, mas como o número de canais e perfis da internet é enorme, existem ferramentas para ajudá-lo a monitorar de forma eficiente sua reputação online. Veja o que essas ferramentas podem fazer:
- Calcular o volume de menções ou comentários;
- Mensurar a relação da marca e/ou pontuação;
- Identificar influenciadores da marca.
Como responder a críticas negativas
De forma alguma, não ignore as críticas ruins. As estatísticas falam por si só:
- Embora 94% dos consumidores digam que uma crítica negativa os convenceu a evitar um negócio;
- 44,6% dos consumidores afirmam que têm mais probabilidade de visitar uma empresa que responde a comentários negativos;
- 40% dos consumidores esperam que as marcas respondam na primeira hora de contato nas redes sociais, enquanto 60% esperam uma resposta nas primeiras 24 horas.
Como o público considera as críticas exclusivamente elogiosas um pouco suspeitas, as críticas negativas são capazes de aumentar a credibilidade da sua marca.
Uma pesquisa realizada pela Harvard Business School aponta que os consumidores gostam de ver uma mistura de críticas boas, moderadas e ruins ao tentar determinar se uma empresa é confiável.
Siga as dicas abaixo análises negativas:
- Responda prontamente;
- Atribua o trabalho de revisão a alguém específico;
- Publique uma política de resposta interna;
- Capacite as pessoas cujo trabalho é responder;
- Tenha um sistema de monitoramento que garanta que todos os negativos sejam tratados.
Como conseguir avaliações positivas
Embora seja mais fácil responder a comentários positivos, nunca perca a oportunidade de dizer “Obrigado!” para um feedback não solicitado. Incentive o cliente satisfeito a voltar e mencione outros produtos ou serviços que ele deve experimentar.
Reforce o lado positivo compartilhando o elogio com sua equipe e com o mundo. A chave para gerenciar a reputação online é defender revisões positivas. Aqui estão algumas dicas:
- Monitore sua marca para determinar sua linha de base;
- Crie um site amigável;
- Crie um blog e mostre a experiência do seu negócio;
- Seja ativo nas redes sociais;
- Prove que você é acessível respondendo a todas as perguntas ou opiniões;
- Compartilhe suas conquistas e prêmios;
- Mantenha seu conteúdo simples.
Para saber mais sobre como expandir seus negócios com o gerenciamento de reputação online ou qualquer outra estratégia de marketing digital entre em contato com a WSI B2U.