Social Selling ou Head Hunter: Qual o seu foco?
Olhando muitos perfis no LinkedIn nota-se que a grande maioria não está adequada para ganhar notoriedade, seja para buscar uma nova recolocação profissional ou gerar negócios – conjunto de práticas que se convencionou chamar de Social Selling -.
Antes de tudo é preciso ter claro: Qual é sua intenção ao entrar no LinkedIn? Atrair o olhar de head hunters ou construir relacionamentos para toda uma vida profissional. Nada impede que seja ambos, mas as técnicas para a construção e ativação de seu perfil variam significativamente, dependendo de seus objetivos.
Perfil escrito para quem está em busca de recolocação tem algumas diferenças importantes dos perfis dos profissionais que estão no LinkedIn para construir sua reputação online, ampliar seu networking, gerar negócios, vendas B2B, acelerar seu ciclo de vendas e exercer real inteligência de mercado.
Perfis construídos sem atenção, ou não se atentando para a enorme exposição que o LinkedIn proporciona aos usuários (mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo!) refletem um profissional pouco atento com os detalhes de sua carreira ou, no mínimo, com desconhecimento das melhores práticas para otimizar sua presença digital.
Ajuste seu Perfil
Equívocos mais comuns dos usuários envolvem:
• Perfis sem dados de contato;
• Perfis incompletos, sem informações relevantes;
• Fotos inadequadas;
• Resumos sem foco;
• Erros de português (ortografia, concordância e falta de linguagem formal);
• Apelidos usados ao invés do nome completo;
Importante também é lembrar que o LinkedIn é uma plataforma para construir relacionamentos profissionais e gerar negócios, podendo, dentre outras coisas, ser usado para buscar uma nova colocação profissional. Essa ultima é certamente o uso mais difundido até hoje, porém as práticas de Social Selling no LinkedIn provaram ser uma ferramenta extremamente objetiva e eficaz, mudando as rotinas de comerciais dos profissionais de sucesso.
Mas afinal, qual é seu objetivo?
Quem quiser saber mais sobre as diferenças entre o uso das mídias sociais profissionais para procurar empregos, ou gerar negócios – Social Selling – assista nossa apresentação on-line gratuita.
Por: Rodrigo de Camargo Arruda, MSc.