Um vendedor engajado já sabe que dentre as suas tarefas diárias, algumas horas devem ser dedicadas para as redes sociais profissionais, a fim de conquistar novos clientes e impulsionar seu negócio. Essa é a premissa do Social Selling, uma técnica que vem transformando a forma de realizar vendas online, garantindo não apenas quantidade, mas também qualidade nas ações realizadas.
Prova disso é o aumento dos profissionais que aplicam a técnica de Social Selling no seu dia a dia, comprovando que é um modelo que funciona melhor que os cold calls ou participação esporádica em eventos ou feiras.
E com uma rotina cada vez mais ativa nas redes sociais, algumas técnicas de marketing acabam sendo incorporadas – é o caso do inbound e o outbound. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre essas incorporações e a importância de cada uma delas.
Acompanhe a leitura e se torne um vendedor ainda mais engajado!
Marketing ou vendas?
A uma primeira impressão, o conceito pode parecer confuso – mas ao longo do texto você vai perceber que tanto o inbound como o outbound são importantes para quem deseja aplicar o Social Selling na sua rotina.
Vamos começar com o conceito do Outbound, que é utilizado em casos em que o vendedor deseja encontrar oportunidades para iniciar um relacionamento com seus potenciais clientes. Para isso, ele vai utilizar os mecanismos de pesquisa de redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, e conhecer essas pessoas – passando a acompanhar suas publicações até aparecer uma oportunidade de iniciar uma conversa.
Outra situação frequente em que o vendedor vivencia em sua rotina é a aplicação de técnicas de Inbound – veja um exemplo. Para que haja o interesse do indivíduo em iniciar uma conversa com o vendedor, é de extrema importância que ele publique conteúdos relevantes para esse público. Desta forma, ele se sentirá atraído a comentar e iniciar uma conversa, aumentando as chances de efetuar uma venda no futuro.
Em ambas as situações, podemos perceber boas práticas de Social Selling – pois por meio delas é possível elevar a reputação profissional. No segmento B2B, principalmente, é comum perguntarem se faz sentido estar nas redes sociais se a empresa já possui um site.
No entanto, para que as suas práticas de inbound funcionem, o site é fundamental. Mas o seu site não possibilita que você tome ações de Outbound, procurando por pessoas e tomando a iniciativa de interagir e construir relacionamentos profissionais humanizados – essa ação será realizada nas redes sociais, por meio da metodologia de Social Selling.
Afinal, por mais que haja uma corporação por trás, negócios são realizados entre pessoas.
É importante ter em mente que o consumidor está em constante transformação, e por isso as técnicas de vendas também precisam mudar. Com o Social Selling, sua empresa estará preparada para aumentar a receita e ter uma equipe apta a aumentar a reputação da sua marca.
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