Transformar os leads em verdadeiros clientes é um grande desafio das marcas que entram para o universo digital. Afinal, mais que arquivar esse contato e compartilhar com o time de vendas é preciso pensar em outras técnicas que potencializam suas estratégias em marketing digital. Uma pesquisa da MarketingSherpa revelou que a falta de contato ou nutrição de leads é a causa número um do mau desempenho de equipes de vendas. Cerca de 79% dos leads nunca vão se tornar clientes porque não há contato frequente da empresa com essas pessoas.
No entanto, não há uma fórmula genérica e simples capaz de fazer toda empresa monetizar por meio dos leads capturados – isso exige trabalho, estudo, testes e muitas adaptações no caminho. Cada ramo de atividade tem suas particularidades.
Para te ajudar, o time de especialistas da WSI trouxe algumas recomendações para você colocar em prática para melhorar seus resultados. Vamos conferir?
Automação de marketing
A alternativa mais inteligente para nutrir seus leads é contar com uma plataforma de automação de marketing. As melhores ferramentas de automação de marketing do mercado têm funcionalidades para a nutrição de leads, muitas vezes aparecendo como “workflows”, “fluxo de e-mails”, “régua de relacionamento” ou simplesmente “automação”.
Nestas plataformas, há uma série de ferramentas que podem te ajudar a otimizar sua estratégia de nutrição de leads. Veja alguns exemplos:
- Lead scoring: É uma forma de conferir aos contatos uma pontuação, de acordo com o que ele preencher nos formulários de contato. Quanto maior a pontuação, mais chances desse lead converter em vendas.
- Funil de vendas: Um funil de vendas clássico diz que os conteúdos do seu topo são de atração e os menos focados no seu produto/serviço. O conteúdo de meio de funil é de consideração e já pode tratar de maneira mais próxima a sua solução. Por fim, no fundo do funil, vem o momento de decisão — que tem como objetivo a conversão. Trabalhar todas essas etapas vai ajudar no aumento da receita.
Você tem cuidado com a sua lista de leads?
Muitos fatores de alerta podem diminuir a qualidade de uma lista de e-mails. Um bom exemplo é o preenchimento de formulários com e-mails descartáveis ou e-mails corporativos – que podem prejudicar o desempenho da sua nutrição, jogando seus e-mails para o lixo eletrônico.
Para evitar o problema, a indicação é usar uma ferramenta que “limpe” a sua lista de e-mails de leads periodicamente, identificando aqueles que não existem mais. Outra forma muito eficiente – sendo uma obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados – é manter um opt-out – ou seja, o usuário pode deixar claro que não deseja receber comunicações posteriores.
Em todas as mensagens de uma campanha de nutrição de leads deve existir um CTA, de forma a permitir que o cliente avance no funil e chegue até a sua página de vendas ou entre em contato com um vendedor.
Agora que você tem as recomendações básicas de nutrição de leads, que tal bater um papo com a WSI e ter um diagnóstico completo sobre a reputação digital da sua marca e quais as ações mais indicadas para gerar receita? Solicite já um contato!