Nós entendemos que uma comunicação muito previsível não é mais algo seguro desde o ano passado. A pandemia mudou tudo e as tendências do Marketing Digital 2021 mostram exatamente isso.
Entramos em um ano onde as empresas já estavam mais acostumadas com o ambiente digital, mas ainda têm dúvidas sobre como atuar e no que investir. Aliás, investimento enxuto é lei nessa pandemia.
Então para que você não se arrisque mais e desenvolva estratégias mais assertivas, buscamos entender três tendências do marketing que estão em alta para o próximo semestre. Veja quais são!
1 – Ações contínuas para diversidade, equidade e inclusão
Já temos, há um tempo, um perfil de consumidor que se importa muito com a representatividade das empresas que ele consome.
Marcas que investem em um plano de ação para rever questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão, têm uma visibilidade muito maior e, consequentemente, um aumento no engajamento e receita.
Sem um posicionamento claro sobre isso, você corre risco de ficar para trás em relação aos concorrentes, além de ocasionalmente ter uma publicidade negativa.
É muito importante entender que como empresa, você não precisa se posicionar sobre as polêmicas na internet. Quando falamos em um plano de ação relacionado à diversidade, equidade e inclusão, falamos em mostrar como internamente, você se comporta em relação a esses pontos.
2 – A comunicação positiva e humanizada é a bola da vez
O número de sites e perfis em redes sociais que trocaram a forma como se comunicam com o público é perceptível.
Temos um crescimento muito grande de marcas que passaram a investir em uma comunicação positiva e humanizada, “dando a cara” de verdade e saindo daquela imagem mais robotizada que era aceitável até 2019.
Isso aconteceu com o crescimento de usuários no TikTok e a migração de empresas para esse aplicativo. Também porque é cada vez mais perceptível a máxima do novo marketing que diz que “empresas devem se comunicar com pessoas”.
Parece um pouco lógico, mas ainda existia muita marca que não aparecia em seus perfis online. De certa forma, você notará que o marketing digital 2021 aproxima exatamente esse modelo de comportamento na internet.
Coloque a vergonha um pouco de lado e converse com quem lhe acompanha.
3 – Influenciadores influenciam de verdade
Teve uma época na qual os influenciadores não causavam tanto impacto para as marcas. Geralmente, o retorno vinha quando o investimento era feito em celebridades ou grandes nomes da rede.
O marketing digital 2021 permitiu que isso mudasse completamente. Investir em pessoas reais, com depoimentos reais, está cada vez mais importante e trazendo bons resultados.
Hoje, você não precisa investir no influenciador com maior número de seguidores para divulgar a sua marca. Hoje, você deve buscar por aqueles que influenciam de verdade a sua persona e que serão ouvidos pelo perfil de consumidor que interessa à sua empresa.
Como iniciar uma estratégia focada no marketing digital 2021?
O primeiro passo é a análise do seu público e mercado. O marketing digital 2021 não exige uma receita pronta que vai funcionar para qualquer empresa, de qualquer nicho.
Avalie com calma como os consumidores do seu mercado se comportam e monte a sua estratégia em cima disso. Não se esqueça de estar nas redes sociais que eles mais gostam. Proximidade é tudo!
Tente criar estratégias que unam os profissionais de marketing com os de relações públicas e vendas. As três áreas estão cada vez mais alinhadas! Lewis Schenk escreveu um artigo muito interessante sobre isso e convidamos você para essa leitura complementar! Veja a publicação.
Ainda tem dúvida sobre como atuar no marketing digital 2021? Entre em contato conosco! Podemos te ajudar!