Em 50 países, quem está à frente na Economia Digital?
Um ranking com 50 países mostra aqueles que estão à frente das mudanças proporcionadas pela economia digital.
Os países foram avaliados por um índice desenvolvido pela Fletcher School at Tufts University, que inclui fatores relacionados à Economia Digital como: oferta (acesso, realização e operações de infraestrutura), procura (comportamentos de consumo e tendências, finanças, Internet e mídias sociais), inovações (ecossistemas empresariais, tecnológicos e de financiamento, forças destrutivas, cultura de start-up e mentalidade), e instituições (eficácia do governo, seu papel no negócio, leis e regulamentos para promover o ecossistema digital).
Plotado em gráfico, o resultado mostrou 4 grupos de países:
1. Stand Out: – países com altos níveis de desenvolvimento digital no passado e continuam em trajetória ascendente;
2. Stall Out: países com alto nível de evolução no passado, mas que estão perdendo força e com risco de ficar para trás.
3. Break Out: países com potencial para desenvolver economias digitais fortes, e que mostram ascensão. O Brasil se encontra aqui.
4.Watch Out: países com oportunidades e desafios significativos. Alguns podem ser capazes de superar essas limitações com inovações inteligentes e redução do gap, enquanto outros permanecerão amarrados.
Estudo desenvolvido pela Fletcher School at Tufts University, e publicado pela Harvard Business Review (2016). Se quiser saber mais basta acessar o vídeo:
https://cdnsecakmi.kaltura.com/p/506471/sp/50647100/playManifest/entryId/1_sf2kb5o0/format/url/protocol/https/flavorParamId/457711/video.mp4?ts=1457967442
Agora que falamos sobre países, em que estágio sua presença digital se encontra? Diversas são as oportunidades, e quem tem sido mais ágil e racional com os custos já perceberam que estar nos meios digitais é estar onde os consumidores estão; tanto para B2B quanto para B2C.
Essas empresas e profissionais que entenderam a necessidade de estar presentes nas redes sociais apropriadas, ter um site responsivo e otimizado para os mecanismos de busca, desenvolver campanhas não invasivas aos clientes, e estar atento às tecnologias Mobile, já colhem melhores resultados, melhores ROI e maior reconhecimento.