Inbound ou Outbound Marketing

 Inbound ou Outbound Marketing: Afinal o Que É Melhor Para Seu Negócio?

É possível ter uma estratégia de Inbound marketing sem a ajuda de uma campanha bem sucedida de mala direta, eventos off-line, cold calls ou outras formas de Outbound marketing? É possível fazer crescer sua empresa com Outbound sem nenhuma ação de Inbound?

A resposta é “realmente não” e “dificilmente”. É preciso que haja um balanceamento entre as estratégias de marketing à moda antiga ou ultramoderna da era digital.

Qual a diferença entre Inbound e Outboud Marketing?

Outbound marketing pode ser entendido como marketing de interrupção, marketing disruptivo, ou marketing não permissivo. É o tipo de marketing perturbador que se tornou muito invasivo principalmente com o advento dos meios digitais, onde os consumidores preferem escolher o que querem ver.  Anúncios de televisão, rádio, estandes em feiras, cold calls ou outras formas de intromissão são alguns exemplos.

Muitos profissionais de marketing identificam o Outbound como sua principal fonte de leads – pessoa ou empresa interessada em seus produtos-, apostando em suas ações para atraírem novos consumidores.

Por outro lado, Inbound é o termo da moda para clientes, fornecedores e marqueteiros do mundo digital. Consiste em marketing de atração, uma forma de publicidade on-line em que a empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Inbound Marketing baseia-se em clientes informados e é uma ferramenta de educação. O consumidor de hoje têm cada bit de informação que desejar a apenas alguns cliques de distância, através do seu laptop, tablet ou smartphone. Surge assim a alternativa de se posicionar como um fornecedor de conteúdo daquilo que interessa aos consumidores, relativos à sua indústria e a seu negócio, sem ser invasivo no contato ou forma de abordagem.

Isso permite atrair pessoas curiosas por termos específicos de sua indústria no Google ou outro mecanismo de busca, gerando assim leads bem-qualificados.

Empresas como a HubSpot afirmam que 54% mais leads são gerados pelas práticas de Inbound, como blogs, mídias sociais e whitepapers. Para esses, Inbound produz mais leads a um custo mais baixo por lead gerado que os métodos de publicidade tradicionais.

 Inbound e Outbound marketing podem coexistir?

Mesmo em indústrias bem estabelecidas focadas em Outbound, não se pode negar o papel crescente do Inbound marketing. No entanto, qualquer um que disser que as técnicas de Outbound marketing estejam mortas está certamente equivocado.

Outbound funciona bem como complemento para a estratégia de Inbound marketing. Eventos off-line continuam a ser uma forma altamente eficaz para gerar leads e conquistar novos clientes.

A velocidade com que a organização pode gerar leads de alta qualidade pelo Inbound marketing depende de alguns fatores, como o produto ou serviço em si, a correta definição das personas do comprador, além de fatores como preço e a atuação da concorrência no setor. Todos tem um efeito importante no funil de vendas, para transformar os leads em clientes.

Utilizando metodologias de Inbound marketing, incluindo conteúdos que eduquem os consumidores, páginas de destino bem otimizadas e acesso via QR Code, é possível complementar as ações de Outbound, como os anúncios impressos e os eventos off-line. Outras metodologias possuem elementos tanto de Inbound quanto de Outbound, como o Social Selling.

Independente se é Inbound ou Outbound, o importante é ter em mente o perfil do cliente ideal. Considere assim que na era digital é melhor utilizar principalmente o Inbound, mas não ignorar o Outbound.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

seis + sete =