Como Escolher uma Agência de Marketing Digital?

Escolher uma agencia de marketing digital é uma tarefa que tira o sono de muitos executivos ou donos de empresa, tanto pelas dúvidas quanto ao que se está de fato comprando, quanto pela garantia dos resultados que serão entregue.

Agências de marketing digital são contratadas para colocarem em prática um plano de ação voltado para exposição de marcas ou produtos, e/ou gerar “leads”, isto é, potenciais clientes interessados em comprar.

Para isso, usam os recursos do ambiente digital, tais como os mecanismos de busca (Google, Bing, etc.), as mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, Instagram, G+, etc.), os websites,  os aplicativos para celulares, e outras plataformas e tecnologias digitais disponíveis.

Nesse universo, colocam em prática campanhas patrocinadas nos mecanismos de busca ou nas mídias sociais, projetos de SEO, inbound marketing, publicação de conteúdos, automação de marketing, mídia programática, criação de aplicativos, gameficação, etc.

Separamos alguns pontos de atenção para orienta-los a escolher uma agência de marketing digital, com base no que ouvimos frequentemente dos clientes e observamos no mercado.

Cuidados ao escolher uma agência de marketing digital

Doze dicas para estar atento ao avaliar as alternativas de agências de marketing digital.

  1. Verifique se é realmente uma empresa, e não um prestador de serviços do tipo “Eu mesmo S.A.”, que pode desaparecer do dia para a noite, sem deixar vestígio.
  2. Certifique-se que a agência está estruturada para atendê-lo, com pessoal qualificado, certificado por organizações idôneas, boas ferramentas digitais e possua processos de trabalho.
  3. Procure por referências de idoneidade: clientes já atendidos, referências profissionais e boa reputação on-line. Frequentes são os casos de agências de marketing digital que após perderem a conta agem deliberadamente para prejudicar o ex-cliente, realizando ataques ao site, às redes sociais ou não disponibilizando acesso às propriedades digitais do cliente.
  4. Saiba quem são os profissionais dessa agência de marketing digital, e se se atualizam constantemente com as melhores práticas e soluções. O tempo dedicado a cursos, estudos e atualizações é um indicador valioso, sobretudo em um mercado dinâmico como esse.
  5. Veja quem são os parceiros ligados a essa agência, se são empresas de ponta e bem conceituadas, capazes de oferecer ótimas plataformas de sites, inbound, email marketing, etc.. Opte por agências que não estejam presas a uma única plataforma, mas que possam oferecer alternativas mais adequadas ao seu caso.
  6. Cuidado com soluções exclusivas que o prendem a determinado fornecedor, comprometendo seu negócio se um dia precisar migrar para outra plataforma. Isso vale para plataforma de construção de sites, servidor de hospedagem, ferramentas de inbound, automação de marketing, etc..
  7. Exija que tudo que for desenvolvido fique em seu nome, e que todas suas propriedades digitais (domínio, URL, contas nas redes sociais, campanhas criadas, etc.) serão realmente suas, mesmo após o termino de seu contrato de prestação de serviço.
  8. O barato que sai caro: “O filho da amiga da vizinha mexe bem com computador, ele quem cuida de tudo na internet para nós”. Se preferir relegar sua presença digital a qualquer um, talvez não esteja preparado para a nova economia digital. Alta tecnologia em constante evolução não é lugar para amadores, é preciso muito preparo, esforço e seriedade.
  9. Atente-se para não cair no conto de resultados instantâneos. Há ações de marketing na internet que trazem resultados rápidos, e aquelas que precisam ser construídas tijolo a tijolo (ou bit a bit).
  10. Desconfie das que não focam em conversão, mas falam apenas de métricas como CTR´s (taxa de cliques), likes ou seguidores. No final do dia o importante é saber quantos contatos foram convertidos em vendas; já se o objetivo for branding, alta exposição e baixíssimo custo por visualização (leia-se centavos) são parâmetros.
  11. Cheque a capacidade da agência em entender as características do seu negócio e falar a sua linguagem, sem excesso de termos técnicos que pouco importam para sua necessidade gerencial. Isso vale também para os relatórios de acompanhamento apresentados.
  12. Por fim, mas não menos importante, ao escolher uma agência de marketing digital veja se ela tem a capacidade de entregar diversos tipos de serviços digitais, ou terá que contratar diversas agências. As agências one stop shop são capazes de entregar o pacote completo que necessitar.

Escolher uma agencia de marketing digital tem a ver com escolher um parceiro dedicado ao que é essencial a qualquer tipo de negócio: o marketing e as vendas. Convém estar atento para evitar danos à sua imagem ou perda de inúmeras oportunidades de negócios que só o ambiente digital proporciona. Se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar itens a essa lista, é só nos avisar.

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