Estratégia de Marketing Digital é Crucial para o Sucesso das Empresas

Nenhum negócio pode ficar sem uma estratégia de marketing digital, que envolve sites, conteúdo, SEO, mídias sociais, mobile, etc.

Acredite ou não a revolução digital ainda está em seus primeiros dias, mas já apontam caminhos irreversíveis para as empresas que buscam a sobrevivência ou sucesso, em mercados cada vez mais competitivos.

Pesquisa recente mostrou que as melhores empresas têm grandes ambições quanto aos ambientes digitais: eles esperam que as iniciativas digitais favoreçam o crescimento e a eficiências de custo anuais, da ordem de 5 a 10 por cento no período dos próximos 3 a 5 anos.

Para compreender melhor o desafio digitalização voltado para os negócios de hoje, a McKinsey realizou um levantamento com 150 empresas ao redor do mundo. Foram avaliadas 18 práticas relacionadas com a estratégia digital, recursos e cultura, para chegar a uma métrica da maturidade digital, que pode ser chamado de seu Quociente Digital. Os resultados podem ser vistos no gráfico.

A análise do desempenho digital dessas grandes empresas aponta para quatro lições:

  1. Os responsáveis devem pensar cuidadosamente sobre a estratégia digital disponível. Há poucas empresas capazes de usar uma inovação disrruptiva em escala global, como Spotify, Square e Uber. Mais de 95 por cento das empresas serão obrigadas a escolher um caminho diferente, não apenas “adotando o digital” de forma marginal a seus negócios, mas comprometendo-se claramente com uma estratégia digital.
  2. O sucesso depende da capacidade de investir em recursos digitais relevantes, alinhados com sua estratégia, e em larga escala. Esses recursos vão ajuda-los a acompanhar o ritmo da transformação digital de seus clientes, a maneira como eles pesquisam e escolhem os produtos e serviços, a forma como estão interagindo e fazendo compras, na nova jornada de decisão do consumidor digital.
  3. Paralelamente aos recursos técnicos – como análise de big data, gestão do conteúdo digital e otimização dos mecanismos de busca (SEO) – que são cruciais, uma cultura empresarial (que valorize a velocidade, a flexibilidade, a orientação externa, a habilidade em aprender e a adaptação) pode ajudar nesse momento de transição.
  4. As empresas precisam alinhar suas estruturas organizacionais, o desenvolvimento de talentos, mecanismos de financiamento, e indicadores de desempenho (KPI´s) com a estratégia de marketing digital escolhida.

Juntas essas lições representam um road map para as empresas que procuram acompanhar o ritmo na era digital. Sem esse road map e a mentalidade para segui-lo, há um perigo real aos que caminham na direção errada, aos que caminham lentamente na direção certa, ou aos que não conseguem avançar em nada.

Empresas líderes hoje são aquelas que abraçaram tecnologias como sites, aplicativos mobile, personalização, mídias sociais, gestão de conteúdos, mecanismos de busca, aplicativos mobile, social selling, dentre outras que as ajudam a estabelecer conexões mais profundas entre sua marca e seus clientes.

O objetivo desse artigo é ajudar a orientar as organizações a se tornarem plenamente empresas digitais. Se quiser saber como selecionar a estratégia de marketing digital adequada para sua empresa fale conosco, peça e receba gratuitamente uma avaliação da presença digital de seu site.

Por: Rodrigo de Camargo Arruda, MSc.
www.wsib2u.com

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