Etapas da Otimização de Conversão: Guia Prático de CRO

Etapas da Otimização de Conversão: Guia Prático de CRO

Se você conhece pouco ou quase nada sobre CRO, mas gostaria de aplicá-lo no seu negócio, nós fizemos um guia prático sobre as etapas da otimização de conversão. Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o que é CRO?

CRO é uma sigla em inglês que, traduzido em português, significa otimização da taxa de conversão. A ideia desta estratégia é trabalhar na experiência do usuário ao entrar em um site, e induzi-lo a uma ação desejada por você.

Existem muitas técnicas que precisam ser aplicadas, inclusive, que envolvem até mesmo o neuromarketing. De forma geral, o CRO deseja que um usuário, que visitou um site, faça algum tipo de ação, como se cadastrar na newsletter da marca, por exemplo. 

Quanto mais conversões um determinado site tiver, maior será a sua taxa de conversão. E não significa, necessariamente, que o objetivo da empresa seja vendas. Às vezes, ela só quer aumentar a sua lista de e-mail para oferecer ofertas e informações sobre seus produtos e serviços, a uma quantidade maior de pessoas. 

As etapas da otimização de conversão

O conceito de CRO você já entendeu, mas a prática é mais complexa do que parece. Toda a ideia deve ser muito bem elaborada, clara e objetiva para não gerar dúvidas quanto a conversão do visitante.

É por isso que sempre é interessante testar dois ou mais tipos de ideias (teste A/B) para saber qual te trará mais resultados. 

As etapas da otimização de conversão, basicamente, possuem quatro fases:

  1. análise de dados do site;
  2. desenvolvimento de hipóteses a partir dos dados coletados;
  3. realização de testes;
  4. mensuração de resultados.

Veja cada um delas abaixo:

Etapa 1: análise de dados do site

Ferramentas de acompanhamento de dados e comportamento de usuários serão essenciais para essa primeira etapa. No Analytics, por exemplo, você conseguirá acompanhar quais são as páginas, conteúdos e até mesmo produtos mais acessados, caso você tenha um e-commerce. 

Saber analisar essas métricas ajudará, sobretudo, na escolha de qual tática usar para alinhar seu principal objetivo de negócio com o CRO. Defina, então, quais são os dados que você deseja saber sobre o seu site.

Etapa 2: desenvolvimento de hipótese

Na etapa dois será necessário desenvolver as hipóteses com base nos dados coletados, uma vez que você já conhecerá o comportamento dos seus visitantes. 

Se na sua análise, por exemplo, você entendeu que a sua taxa de rejeição está muito alta, será preciso revisar links, CTAs e conteúdos. É muito importante se atentar a isso, pois, você pode estar perdendo excelentes oportunidades.

Outro desenvolvimento pode ser feito com base nas páginas de saída. Quais são as de maiores taxas de visitação? Você pode enriquecê-las, ainda mais, com informações, links e conteúdos!

Etapa 3: realização de testes

Depois de ter realizado as duas etapas, a terceira diz respeito a realização de testes. Com base nas suas primeiras análises, o que você deseja testar? Você pode:

  • inserir call to action nos pontos de maior visualização da página, para saber em que posição converte mais;
  • mudar o tradicional “fale conosco” por “entre em contato”, por exemplo;
  • testar cores diferentes do botão de compra; lembre-se que diferentes públicos têm diferentes preferências de cor.

A terceira fase é uma das etapas da otimização de conversão mais importante, por isso, atente-se!

Etapa 4: mensuração de resultados

Feito as etapas anteriores, agora é hora de coletar os resultados das suas ações. O quarto passo é o mais simples de todos e não exige tantos esforços, isto é, “mão na massa”.

Caso suas ações não tenham tido tanto sucesso, serve como aprendizado para os próximos testes. Tente novamente e faça outra análise mais minuciosa. 

Agora que você já conhece todas as etapas da otimização de conversão, veja outros conteúdos igualmente interessante aqui na WSI B2U.

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