Lifetime Value: saiba o que é e como isso ajuda no marketing e nas vendas?

Lifetime Value: saiba o que é e como isso ajuda no marketing e nas vendas?

Apesar de ser uma métrica muito relacionada com o financeiro, o Lifetime Value implica diretamente em outras áreas da sua empresa, como o Marketing e o Atendimento. Basicamente, o LTV vai dizer qual o custo efetivo que você precisa investir para manter um cliente na base, fidelizado.

Hoje, fica muito mais fácil mensurar alguns números, com a grande possibilidade de ferramentas que temos disponíveis. No entanto, conhecer a teoria faz muita diferença na hora de analisar e traçar a melhor estratégia.

Então criamos um conteúdo básico, mas com todas as informações necessárias para você iniciar a mensuração do Lifetime Value sem erro.

Entendendo o Lifetime Value na prática

Dizer que o Lifetime Value é o valor investido para manter um cliente fidelizado pode parecer amplo demais, já que cada empresa é um universo muito diferente.

Então vamos explicar a métrica com um exemplo bem prático.

Imagine que você oferece um serviço de assinatura, no qual a mensalidade é de R$ 100 por mês. Como a compra é recorrente, a média de transações por ano é 12. Consideramos ainda que o tempo de permanência desse cliente na sua empresa foi de 5 anos.

A fórmula para calcular o LTV é:

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento

Sendo assim: 

LTV = 100 (ticket médio) x 12 (número de compras ao ano) x 5 (tempo de duração do contrato)

LTV = R$ 6.000

Mas por que o Lifetime Value é importante?

Quando você acompanha o valor do cliente, dentre outras coisas, consegue estipular o limite de gastos que pode ter para atrair novos clientes, sem que isso lhe traga prejuízo. Assim, pode direcionar as ações de marketing, vendas e fidelização, para serem mais eficazes.

Calcular o LTV dos seus clientes trará benefícios como:

  • ajuda a calcular investimentos e receitas ao longo do tempo. A partir do Lifetime Value, você pode, por exemplo, projetar resultados e saber quando investir;
  • otimiza o orçamento do marketing, permitindo que você compreenda se está gastando muito ou pouco para manter o cliente na sua base;
  • identifica mais facilmente as falhas no processo de fidelização;
  • consequentemente, o Lifetime Value ajuda a traçar novas oportunidades para fidelizar aquele cliente. Você passa a conhecer mais sobre o comportamento dele e oferece mais recursos para mantê-lo fidelizado.

Como melhorar o Lifetime Value?

Se você tem a problemática em mãos, certamente deseja entender quais as melhores soluções para esses casos!

O LTV pode ser melhorado a partir de algumas ações estratégicas, como:

Melhorar o relacionamento com o cliente

Lembra do início do post, quando falamos que o LTV estava também relacionado com o atendimento da sua empresa? Quando você tem um relacionamento positivo com seus clientes, fica muito mais fácil fidelizá-los.

Os produtos e serviços recomendados são mais personalizados e você sabe exatamente o que mais encanta seus clientes ou consumidores.

Melhorando a segmentação do marketing

Um dos maiores incômodos de um marketing digital mal elaborado é o excesso de ligações, e-mail marketing e posts “sem conexão” nas redes sociais. Ou seja, os famosos contatos pouco qualificados.

É possível segmentar esses clientes, fazendo com que o conteúdo certo chegue para quem vai consumi-lo de fato. Com isso, as chances de fechar novas vendas e aumentar o LTV são bem maiores.

Criando ofertas mais personalizadas

Se você conhece bem o seu cliente, sabe exatamente o que ele mais gosta e compra da sua empresa. Com ofertas personalizadas, o cliente se mantém fidelizado e, consequentemente, o LTV aumenta. Planeje suas ofertas com algo que acrescente valor no relacionamento com seus clientes.

Você já conhecia do Lifetime Value? Como hoje ele trabalha na sua empresa? Comente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × 1 =