Se você já dedica parte do seu investimento em marketing digital, já deve ter percebido o quanto ele pode trazer resultados. Mas para potencializar sua receita e o atingimento de todas as metas, não pode deixar de lado as análises.
Definir as metas e métricas fazem todo sentido e facilitam essa análise para que suas tomadas de decisão sejam mais ágeis e assertivas.
Para te ajudar, o time de especialistas em marketing digital da WSI B2U trouxe uma série de dicas. Você vai descobrir as principais métricas que valem a pena serem acompanhadas e que vão facilitar a otimização das suas campanhas.
Acompanhe a leitura e conte com a WSI!
1: Fique de olho nas páginas de resultado dos motores de busca (SERP)
Garantir um bom posicionamento das páginas do seu site é primordial para que o seu público possa encontrá-lo. Por isso, criar uma estratégia e monitorar o posicionamento em SERPs (Search Engine Results Pages) é uma tarefa básica.
Uma boa dica é utilizar ferramentas que ajudem a analisar o nível de dificuldade para posicionar-se utilizando as principais palavras chave short tail e long tail e que permita a análise das estratégias de concorrentes.
2: Torne suas análises mais práticas
Os dashboards são ótimas aliadas da agilidade nas análises, facilitando as tomadas de decisão. Você pode criar esses painéis com a ajuda de ferramentas como Business Intelligence, Data Discovery e Self Service de dados.
Mas para que o seu dashboard seja útil, busque ter as principais métricas numa única tela.
3: As estatísticas da sua página não podem faltar
Algumas análises não podem faltar no seu dia a dia. São elas:
- Análise de links internos e externos;
- termos e palavras-chave;
- Otimização de meta descrição;
- qualidade das imagens;
- duplicação de conteúdo;
- configuração de páginas de erro amigáveis.
4: Analise as marcações semânticas
Ter em mente a importância da otimização das páginas faz toda a diferença. Se antes os motores entendiam apenas palavras-chave e outros poucos atributos das páginas, hoje eles entendem o significado das palavras e as relações entre termos (sinônimos, antônimos, conotação e termos informais).
Por isso é importante adotar sistemas semânticos, que permitam deixar mais visível para os buscadores informações sobre os produtos da sua marca.
5: Utilize ferramentas integradas de marketing digital
Para facilitar a sua análise, utilize uma solução capaz de integrar todas as métricas necessárias para avaliar quais otimizações são necessárias para melhorar seu desempenho como um todo.
E aí, preparado para melhorar suas análises de marketing digital? Se precisar de auxílio, o time de especialistas da WSI B2U está pronto para te ajudar. Aqui, fazemos uma análise completa da sua marca e do mercado, focando em estratégias capazes de gerar negócios e trazer mais resultados.
Independente do segmento ou porte da sua empresa, ter uma estratégia estruturada de marketing digital faz toda a diferença. Solicite agora mesmo uma avaliação digital do seu negócio e conte com uma agência de marketing digital que realmente entende do assunto!