O que está impedindo sua empresa de fazer uma grande transformação na era digital?
Levantamento recente realizado pela Harvard Business Review mostra as razões pelas quais as empresas ainda não iniciaram as transformações que a era digital proporciona e exige.
Proporciona porque ao menos 70% dos consumidores até 34 anos já possuem um smartphone e metade dos brasileiros preferem acessar a internet por esse tipo de aparelho. Exige porque 8 em cada 10 brasileiros estão on-line ao menos uma vez ao dia; a internet é o lugar onde os consumidores e clientes estão.
Parece que ainda estamos alguns passos atrás de definir uma estratégia na era digital; antes disso é preciso vencer alguns medos.
O medo do desconhecido e a dificuldade em se adaptar
As primeiras razões apontadas no levantamento foram a “cultura” e o “choque com a cultura digital: falta de noção por onde iniciar”. Junte-se a estas a “falta de visão”, e podemos deduzir que as três remetem a falta de entendimento sobre as possibilidades do mundo digital, e a incapacidade de se adequarem a essa nova realidade. Sem isso é prematuro pensar em estratégia para a era digital, que conduza às grandes transformações.
Interessante notar que a “prioridades de curto prazo” (3º item mais citado) aparece como uma das razões impeditiva. As possibilidades que surgiram com a era digital, como resposta ao comportamento digital dos consumidores, possibilitam justamente solucionar os problemas de curto prazo – geralmente relacionados à geração de leads e novas receitas – de forma muito mais eficaz.
A questão de “custos” (outra razão apontada) parece também ser um paradigma, uma vez que os custos associados às praticas digitais são mais reduzidos que os meios tradicionais – sobretudo os custos de mídia -, e apresenta um retorno sobre o investimento (ROI) muito mais favorável.
Apesar de ser o item menos citado, a “canibalização do negócio atual” também chegou a ser mencionada. Contudo desconheço qualquer ramo de atividade no qual ter um pé no mundo digital não alavanque substancialmente seus negócios.
Estratégia na Era Digital
Uma coisa já é bem clara, já não há mais sentido em se falar de estratégia digital para as empresas, mas somente em estratégia para o negócio, em um mundo em que consumidores e fornecedores são cada vez mais digitais.
Se quiser saber mais sobre os caminhos seguros que proporcionam resultados comprovados para seu negócio, fale conosco, teremos prazer em orienta-lo nessa jornada.