Quanto custa fidelizar um cliente?

Quanto custa fidelizar um cliente?

O que é mais caro: adquirir um cliente novo ou fidelizar um já existente? Essa pergunta costuma desafiar empresários, que focam em fazer novos clientes e acabam se esquecendo da fidelização. No entanto, dados da Harvard Business Review revelam que adquirir um novo cliente é de 5 a 25 vezes mais caro do que reter um já existente. 

Para que você possa potencializar sua receita, o segredo é garantir que a empresa possa maximizar a oportunidade de receita com cada consumidor – e é por isso que manter o cliente fiel ao seu negócio se faz tão importante. 

E num mundo tão digital como o que estamos vivendo, nunca se falou tanto na promoção da experiência do usuário. Seja no seu site, nas redes sociais ou até mesmo no atendimento presencial, a experiência oferecida vai ajudar na fidelização do seu cliente. Afinal, um consumidor satisfeito divulga a marca e indica para seus amigos e familiares.

Como mensurar quanto custa um cliente?

Você sabe quanto custa o seu cliente? A realização deste cálculo pode evitar que desperdícios sejam gerados no processo de conquistar um novo cliente. Esse cálculo é chamado de Custo de Aquisição de Cliente – CAC, que soma todos os gastos em marketing e vendas de um determinado período e divide pelo número de clientes obtidos neste mesmo período. 

Ao focar somente em estratégias de atração, a tendência no longo prazo é que ações que antes funcionavam e davam retorno comecem a não surtir mais o mesmo efeito, sendo necessária a diversificação e o aumento do investimento, muitas vezes ampliando o público-alvo e não conseguindo efetividade. Com isso, o CAC se torna crescente e sem retorno. 

Ações para fidelizar seu cliente

O marketing de relacionamento é essencial para fidelizar clientes. Otimize sua ferramenta de CRM para um banco de dados atualizado para personalizar ainda mais o seu atendimento. 

No caso de atendimentos B2B, ter uma equipe de customer success é fundamental. Essa equipe é focada em ajudar o cliente a atingir seus melhores resultados com o produto. Assim, é possível evitar problemas, garantindo assim a satisfação do cliente.

Também é importante oferecer um atendimento único – ou seja, o tom e a cordialidade deve ser a mesma, independente do local onde o cliente estiver (redes sociais, email, telefone, etc). 

Outra ação efetiva para fidelizar os clientes é ter programas de fidelização. São diversos formatos que podem fazer sentido para a sua marca, como:

  • Programas de desconto;
  • Troca de pontos por prêmios;
  • Criação de programa VIP pago, que por meio de uma taxa o cliente tem acesso a benefícios exclusivos;
  • Parcerias com outras marcas para oferecer recompensas relevantes a seus clientes;

O fundamental é focar na experiência na hora da fidelização. Ou seja: quanto mais você surpreender seu consumidor de maneira positiva, mais apaixonado pela sua marca ele será.

Uma embalagem que oferece uma experiência sensorial, com uma mensagem personalizada e um brinde inesperado também contam muito. 

Quer mais dicas para a sua marca, para despontar e ter ainda mais relevância com seus clientes? Solicite um contato da nossa equipe e descubra como a WSI pode te ajudar!

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