Estratégia de marketing digital não tem formula pronta nem intuição, cada negócio tem sua própria lógica de funcionamento
Antes de começar qualquer ação é melhor definir sua estratégia de marketing digital, ou corre o risco de ficar perdido e gastar desnecessariamente.
Para definir sua estratégia de marketing digital, um modelo simplificado e eficaz inclui as seguintes perguntas: (1) Qual seu objetivo; (2) Quem são seus clientes e como eles usam as plataformas digitais; (3) Que mensagem você quer passar; (4) Quais as melhores plataformas ou redes sócias para seu negócio.
1. Qual seu objetivo?
O que você espera do seu site e das mídias sociais? Alguns querem clientes, outros vendas, outros só divulgar sua marca. É importante ter em mente que cada plataforma, seja ela seu site, seu anúncio nos mecanismos de busca (Google, Bing), sua landing page, suas mídias sociais como páginas no Facebook, Linkedin, Blog, sua newsletter ou quaisquer outras, funcionam melhor para determinado tipo de objetivo.
Cada negócio tem sua lógica própria de funcionamento, e o que funciona para um não é necessariamente o que funciona para outro. Sabendo qual é o objetivo imediato do negócio, fica mais fácil descobrir por onde está o movimento on-line do seu público, primeiro passo para a escolha da estratégia de marketing digital mais adequada.
2. Quem são seus clientes e como eles usam as plataformas digitais?
Comece entendendo se seu negócio é B2B ou B2C, em outras palavras, você vende para outras empresas ou você vende ao consumidor final.
Saiba que sua presença digital não pode se resumir a ofertar produtos inescrupulosamente. Seu cliente se interessa e se aproxima de você na medida em que ele reconhece que você lhe agrega valor, algo além de simplesmente lhe vender produtos ou serviços. Oferecendo conhecimento, informação, instrução e o educando, com conteúdos de qualidade, você o deixará próximo a você e mais receptivo às suas ofertas.
Sabendo quem são seus consumidores, quais seus interesses, localização geográfica, gênero, faixa etária, etc. torna-se mais simples formular conteúdos para as mídias sociais que eles frequentam, garantindo assim o alinhamento com sua estratégia de marketing digital.
3. Que mensagem você quer passar?
A mensagem que você quer passar deve refletir seu posicionamento, seus valores e a imagem que você quer ver refletida em seus produtos e serviços.
Um modelo simples sugere 4 tipos de mensagens que funcionam, são elas:
- Que problema seu produto ou serviço resolve;
- Quais são seus valores (não os valores monetários, mas os princípios que você segue em seu negócio);
- Que diferença eles farão a seus clientes;
- O que o torna único quando comparado a seus concorrentes? (Proposta única de valor ou UVP);
Uma vez que estejam claros esses tipos de mensagens, escreva 10 mensagens como se estivesse falando frente a frente com sua audiência. Essas serão os alicerces de seus conteúdos que ajudarão a encontrar a melhor plataforma para sua audiência na internet, ponto importante para uma correta estratégia de marketing digital.
4. Quais as melhores plataformas ou redes sócias adequadas para usar em sua estratégia de marketing digital?
Nunca é demais repetir que cada plataforma ou rede social tem seu propósito e seu foco. Não é porque todos ao seu redor falam do Facebook ou Twitter que essas serão a melhor escolha para conseguir bons resultados.
Facebook é uma rede social para amigos e familiares, que pode trazer bons resultados para aqueles produtos, serviços ou ideias que possam ser inseridos nesse contexto (restaurantes, viagens, etc.). Por outro lado há aquelas redes sociais específicas para outros tipos de público, como o B2B, que possuem uma lógica de funcionamento bem diferente. Estratégia de marketing digital eficiente é aquela que foca nas plataformas com maior probabilidade de gerar negócios.
Da mesma forma, pessoas não entram no Facebook para encontrar soluções para seus problemas, sejam eles quais forem; isso elas fazem nos mecanismos de busca, quando querem algo específico. E mesmo nos mecanismos de busca é importante saber como as pessoas realizam suas pesquisas, que tipos de palavras usam, dentre outros detalhes.
É comum aparecer alguém e lhe perguntar: “Como você não está no Pinterest, ou Vimeo” ou “como você não está na 1ª posição do Google”. A resposta é simples: eu não estou na primeira posição do Google para qual palavra pesquisada? Essa palavra tem a ver com o posicionamento que quero ter? O Pinterest é uma rede social relevante e é onde os meus clientes estão? Estratégia de marketing digital tem que lhe conduzir aonde seus clientes estão.
Tudo depende do hábito que seus clientes e prospects têm em frequentar essa ou aquela rede social ou mecanismo de busca. Dessa forma, tudo começa com uma pesquisa qualificada, descobrindo quais canais seus competidores estão usando, quem são seus seguidores, se eles são seu público alvo, qual o volume de tráfego gerado por cada canal, etc. A grande vantagem do marketing digital é que tudo é mensurado, e uma boa consultoria de marketing digital pode lhe ajudar levantar esses números e definir esses caminhos.
Novamente, cada plataforma tem seu foco, e sua estratégia de marketing digital deve respeitar o objetivo do seu negócio e a lógica de funcionamento de cada um desses instrumentos, caso contrário pode cair no modismo e gastar com práticas que não trazem retorno.
Se tiver dificuldade a responder qualquer uma das perguntas acima, ou quiser saber mais, clique aqui e pergunte-nos sobre como direcionar sua estratégia de marketing digital para as plataformas mais eficazes.
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