Tendências do Marketing de Conteúdos B2B

Marketing de conteúdos B2B em 2016 necessita estratégia e foco

Já que estamos começando o ano, vamos começar o ano pelo começo: O que um programa efetivo de marketing de conteúdos B2B precisa ter? A resposta é clara: as mais eficientes empresas de B2B possuem estratégia e comunicação.

Vamos focar na questão estratégica. Algumas descobertas recentes do Content Marketing Institute and Marketing Profs, mostram as empresas de maior sucesso no mercado B2B não somente tem uma estratégia de conteúdo documentada, como também tem uma missão editorial claramente redigida (28% das empresas).

 

Esses dados são dos mercados mais evoluídos digitalmente, mas é interessante notar que só 32% possuem uma estratégia definida e documentada. A maioria dessas empresas de B2B ainda se considera atuando como crianças quanto a seus conteúdos digitais. O que dizer de mercados como o brasileiro?

Até mesmo essas empresas que se consideram imaturas vão continuar a produzir mais e mais conteúdos; 76% dizem que vão produzir mais conteúdos em 2016.

Intuitivamente, já sabemos que esse fenômeno de crescimento de conteúdos é uma realidade: Há cada vez mais canais digitais e mais conteúdos produzidos sendo distribuídos e compartilhados. Ao compararmos 2 anos de dados de 8.800 marcas vemos que elas tem criado mais e mais conteúdos, porém a esses conteúdos tem tido menor impacto (menor número de interações).

 

Como fugir do paradoxo do marketing de conteúdos B2B

Para fugir do paradoxo de criar mais conteúdos com menos retorno do invetimento, e se colocar à frente dos demais aqui vão três passos a seguir em 2016:

  • Construa uma estratégia de marketing de conteúdo em torno dos resultados de seu negócio: construa de forma coletiva, a missão do pessoal de marketing para conteúdo precisa ter grande alinhamento com a geração de receitas: gerar leads (85%) e das vendas (84%) são os dois objetivos mais importantes para o pessoal de marketing B2B. Mantenha a geração de receitas em foco.
  • Monitore o ROI (retorno sobre o investimento) e não somente as atividades de marketing. O pessoal de marketing costuma confundir atividade com produtividade. O tráfego na web tem historicamente sido a referência  para medir o sucesso do marketing de conteúdo, porém isso não significa resultados diretos. Este ano a qualidade da geração de leads, as vendas geradas e as maiores taxas de conversão são as prioridades.
  • Invista no básico das mídias social: o consenso é claro que a mídia social é uma competência essencial, sendo a tática de marketing de conteúdo mais utilizada entre os profissionais de marketing B2B. Dentre esses o uso do LinkedIn é quase universal; 94% dos profissionais de B2B usar essa rede, e 66% a consideram a plataforma de mídia social mais eficaz. Rotinas como o Social Selling fazem parte do dia a dia dos profissionais dessas empresas que aprenderam a usar a internet para gerar negócios de forma muito mais eficiente.

Esse artigo foi sintetizado e adaptado de The Top B2B Marketing Trends For 2016.

Tem alguma dúvida sobre como usar a internet para gerar negócios em 2016? É só falar conosco.

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